Por que é importante brincar?

Quando a criança brinca, ela está tendo uma oportunidade de construir seu caráter e suas qualidades como cidadã do mundo.



Os brinquedos têm um papel fundamental no desenvolvimento da criança. Ao brincar ou manipular um objeto, a criança não está simplesmente brincando e se divertindo. Neste ato ela está desenvolvendo e operando várias funções motoras e cognitivas que serão fundamentais para toda a sua vida.

O brincar está longe de ser um simples passatempo. É uma atividade inerente à criança, que leva o ser humano ao encontro do conhecimento, da socialização e do desenvolvimento do seu caráter.

O ser humano nasceu para descobrir, para aprender, para tomar para si todos os conhecimentos, passando pelos mais simples até os mais complexos.
Por meio da brincadeira e da interação com as pessoas à sua volta, a criança irá descobrir e aprender coisas novas que valerão para toda a sua vida.

As oportunidades de conhecimento oferecidas aos pequenos, têm papel fundamental no desenvolvimento da sua estruturação motora, cognitiva e social. Neste cenário está inserido o brinquedo, a brincadeira e tudo aquilo que é lúdico.


O ato de brincar é uma atividade simples e ao mesmo tempo extremamente complexa. Ao manipular um carrinho, por exemplo, a criança faz uma percepção do “mundo maior” em que está inserida e traz para a brincadeira tudo aquilo que conseguiu perceber no cotidiano da cidade, da escola, da casa e da família. Essa interação entre o mundo real e a brincadeira ajuda a criança a enfrentar melhor os problemas futuros a que será submetida.

A brincadeira de amarelinha, apesar de muito antiga, continua sendo uma das melhores maneiras de desenvolver a coordenação motora da criança. O ato de pular, ficar em um só pé e se abaixar incrementa todo o processo de crescimento dos pequenos.


Brincar é tão importante que deve ser incentivado de todas as maneiras possíveis. Inclusive com a participação ativa dos adultos em geral. Quer ver um sorriso de uma criança? Sente junto com ela no chão e entre de corpo e alma na sua imaginação. As crianças têm muito a nos ensinar.

Equipe Brinque-lonas

Nenhum comentário:

Postar um comentário