Realidade Aumentada e Educação.
As crianças e adolescentes de hoje buscam estímulos
diferenciados por conta própria e quase por necessidade. Curiosidade, interesse
e a própria vivência cotidiana com a tecnologia fazem desta uma ferramenta
perfeita para a aprendizagem e fixação de conteúdo,
se bem usada. Neste ensejo, novos recursos
tecnológicos, como por exemplo a recente repercussão da Realidade Aumentada, que se tornou muito conhecida com o jogo Pokemon Go, ganha também status de Ferramenta Educacional, já que
pode proporcionar uma interação tecnológica
assistida pelo educador, evitando o isolamento de estar fixo a uma só tela. Coloca o aluno como peça principal dentro do
contexto apresentado, trazendo experiências
realísticas que melhoraram a fixação dos conteúdos apresentados em sala de
aula, oferece integração e comunicação entre os alunos e leva todos a
interagirem com objetos e cenários
tridimensionais.
A Realidade Aumentada traz
para dentro da sala de aula o uso de Smartphones e tabletes, já comuns no dia a dia dos alunos, como interessantes e
inovadoras ferramentas de ensino.
Esta tecnologia permite ao aluno viajar para áreas inóspitas do mundo como o
Polo Norte, passear em uma galeria de artes e até mesmo estar no sistema
solar interagindo com o sol e os planetas. A realidade física combinada com a
realidade virtual, através
de um processo tecnológico, produzindo objetos tridimensionais com som
e movimentos é o que fascina e desperta a atenção, a curiosidade e a motivação, o que por si só já bastaria para a melhoria no aprendizado. Estudos da
neurociência educacional já demonstram que esta ferramenta otimiza o aprendizado e as
áreas ativas do cérebro,
essenciais para minimizar a ineficiência dos sistemas educacionais
tradicionais. Diferente da lousa digital e PowerPoint onde todos os
alunos tem acesso a mesma informação de uma mesma maneira, a Realidade
Aumentada oferece a experiência para que cada usuário crie seu modo de
percepção e entendimento.
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