Pular para o conteúdo principal
Realidade Aumentada e Educação.


As crianças e adolescentes de hoje buscam estímulos diferenciados por conta própria e quase por necessidade. Curiosidade, interesse e a própria vivência cotidiana com a tecnologia fazem desta uma ferramenta perfeita para a aprendizagem e fixação de conteúdo, se bem usada. Neste ensejo, novos recursos tecnológicos, como por exemplo a recente repercussão da Realidade Aumentada, que se tornou muito conhecida com o jogo Pokemon Go,  ganha também status de Ferramenta Educacional,  já que pode proporcionar uma interação tecnológica assistida pelo educador, evitando o isolamento de estar fixo a uma só tela. Coloca o aluno como peça principal dentro do contexto apresentado, trazendo experiências realísticas que melhoraram a fixação dos conteúdos apresentados em sala de aula, oferece  integração e comunicação entre os alunos e leva todos a interagirem com objetos e cenários tridimensionais.

A Realidade Aumentada traz para dentro da sala de aula o uso de Smartphones e tabletes, já comuns no dia a dia dos alunos, como interessantes e inovadoras ferramentas de ensino. Esta tecnologia permite ao aluno viajar para áreas inóspitas do mundo como o Polo Norte, passear em uma galeria de artes  e até mesmo estar no sistema solar interagindo com o sol e os planetas. A  realidade física combinada com  a realidade virtual, através de um processo tecnológico, produzindo objetos tridimensionais  com som e movimentos é o que fascina e desperta a atenção, a curiosidade e a motivação,  o que por si só já bastaria para a melhoria no aprendizado. Estudos da neurociência educacional já demonstram que esta ferramenta otimiza o aprendizado e as áreas ativas do cérebro,  essenciais para minimizar a ineficiência dos sistemas educacionais tradicionais.  Diferente da lousa digital e PowerPoint onde todos os alunos tem acesso a mesma informação de uma mesma maneira, a Realidade Aumentada oferece a experiência para que cada usuário crie seu modo de percepção e entendimento.


Trazer a Realidade Aumentada para a educação é um grande passo para o desenvolvimento educacional no Brasil. Esta ferramenta permite ao educador aplicar a tecnologia em benefício da educação, transformando as aulas em um tempo prazeroso, divertido e com resultados positivos para toda a sala de aula. Visto que a tecnologia já é presente no nosso cotidiano e está se massificando no mundo, trazer ela para dentro do espaço escolar é quase que uma exigência  e nesta nova etapa do processo da evolução educacional,  a Realidade Aumentada chega como uma grande aliada para proporcionar modernização, alegria, diversão e interatividade entre educadores e alunos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

20 de Novembro - Dia da Consciência Negra - Baixe o poster para colorir!

Dia 20 de novembro é o dia da Consciência Negra. Esta data foi definida pela lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que incluiu o dia 20 de novembro no calendário escolar, data em que comemoramos o Dia Nacional da Consciência Negra. A mesma lei também tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira.  Com a implementação dessa lei, o governo brasileiro espera colaborar para o resgate da contribuição dos povos negros nas áreas social, econômica e política ao longo da história do país.

Desenhos para Colorir

Todos os animais do Brinque-lonas Arca de Noé estão disponíveis para dowload, em desenhos para colorir. Os arquivos estão em formato PDF e você pode imprimir na sua impressora. Divirta-se com desenhos super animados. Brinque-lonas Arca de Noé - Animais de A a Z Brinque-lonas Arca de Noé - Arca com Animais Brinque-lonas Arca de Noé - Logo com Animais  Brinque-lonas Arca de Noé - Noé soltando a Pombinha

Brinque-lonas Volta ao Mundo em 80 Jogadas

Já pensou em um jogo onde as crianças pudessem dar a volta ao redor do mundo sem saírem da sala de aula? E durante este jogo elas pudessem aprender sobre os continentes, pólos, pontos cardeais, características de cada região e muito mais? Este jogo existe, e é o Brinque-lonas Volta ao Mundo em 80 Jogadas. O jogo Volta ao Mundo foi desenvolvido para ser uma brincadeira educativa e divertida dentro da sala de aula. É uma ótima ferramenta para o Educador, pois ajuda a criança a criar um senso de localização dentro do mapa-múndi, conseguindo diferenciar as regiões no nosso planeta.