Pular para o conteúdo principal

Dicas de brincadeiras para festa de aniversário - Revista Crescer

Pintura, esculturas com bexigas, corrida do ovo. Veja algumas dicas para animar a garotada durante a comemoração.


Hora da brincadeira

- Procure convidar crianças da mesma idade. Se tiver muita diferença, é preciso pensar em atividades diferenciadas.

- Distribua camisetas tamanho G ou aventais para os pequenos não sujarem a roupa de festa. Eles podem ir junto com os convites!

- Prepare um cronograma da festa com, no máximo, quatro horas de duração.

- Prefira apresentações que não durem mais de 40 minutos para crianças até 4 anos e de uma hora para as maiores. Elas se cansam e acabam se dispersando.

- Evite apresentações muito barulhentas e com grandes surpresas para crianças pequenas. Elas podem ficar com medo.

- Confira o espaço necessário para montar o cenário e também se será preciso usar eletricidade e de qual voltagem.

- Se você contratar um showzinho, marque o início para 1 hora antes de cantar o parabéns.

- Elemento surpresa: algo que seu filho goste muito e que ele só vá descobrir na hora. Pode ser um show de mágica, palhaço, teatro de fantoche ou até um realejo!

- A corrida de ovo é uma das muitas brincadeiras que você pode organizar para animar a festa. Anote outras: corrida do saco, dança das cadeiras, corret-cotia, cabra-cega...

DICA!
Se tiver mais de dez crianças em casa, o ideal é contratar monitores para ajudar a organizar a brincadeira.


Mão na massa

Prepare uma oficina para os convidados. Eles se divertem e podem produzir suas próprias lembrancinhas.

- Pintura com guache: carrinhos de madeira para os meninos e porta-jóias para as meninas. Se preferir, porta-retrato para todos os convidados. E relaxe! Tinta guache sai fácil com água e não agride a pele.

- Oficina de sucata: esculturas com embalagens de papel e de plástico. Separe cola, fita crepe, tintas e material reciclável. Dê um exemplo e eles fazem o resto.

- Ateliê de argila: compre argila e corte em “fatias” usando um fio de nylon. Divida entre as crianças e coloque potes de água para eles molharem as mãos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

20 de Novembro - Dia da Consciência Negra - Baixe o poster para colorir!

Dia 20 de novembro é o dia da Consciência Negra. Esta data foi definida pela lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que incluiu o dia 20 de novembro no calendário escolar, data em que comemoramos o Dia Nacional da Consciência Negra. A mesma lei também tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira.  Com a implementação dessa lei, o governo brasileiro espera colaborar para o resgate da contribuição dos povos negros nas áreas social, econômica e política ao longo da história do país.

Desenhos para Colorir

Todos os animais do Brinque-lonas Arca de Noé estão disponíveis para dowload, em desenhos para colorir. Os arquivos estão em formato PDF e você pode imprimir na sua impressora. Divirta-se com desenhos super animados. Brinque-lonas Arca de Noé - Animais de A a Z Brinque-lonas Arca de Noé - Arca com Animais Brinque-lonas Arca de Noé - Logo com Animais  Brinque-lonas Arca de Noé - Noé soltando a Pombinha

Brinque-lonas Volta ao Mundo em 80 Jogadas

Já pensou em um jogo onde as crianças pudessem dar a volta ao redor do mundo sem saírem da sala de aula? E durante este jogo elas pudessem aprender sobre os continentes, pólos, pontos cardeais, características de cada região e muito mais? Este jogo existe, e é o Brinque-lonas Volta ao Mundo em 80 Jogadas. O jogo Volta ao Mundo foi desenvolvido para ser uma brincadeira educativa e divertida dentro da sala de aula. É uma ótima ferramenta para o Educador, pois ajuda a criança a criar um senso de localização dentro do mapa-múndi, conseguindo diferenciar as regiões no nosso planeta.