Pular para o conteúdo principal

Dicas de brincadeiras para festa de aniversário - Revista Crescer

Pintura, esculturas com bexigas, corrida do ovo. Veja algumas dicas para animar a garotada durante a comemoração.


Hora da brincadeira

- Procure convidar crianças da mesma idade. Se tiver muita diferença, é preciso pensar em atividades diferenciadas.

- Distribua camisetas tamanho G ou aventais para os pequenos não sujarem a roupa de festa. Eles podem ir junto com os convites!

- Prepare um cronograma da festa com, no máximo, quatro horas de duração.

- Prefira apresentações que não durem mais de 40 minutos para crianças até 4 anos e de uma hora para as maiores. Elas se cansam e acabam se dispersando.

- Evite apresentações muito barulhentas e com grandes surpresas para crianças pequenas. Elas podem ficar com medo.

- Confira o espaço necessário para montar o cenário e também se será preciso usar eletricidade e de qual voltagem.

- Se você contratar um showzinho, marque o início para 1 hora antes de cantar o parabéns.

- Elemento surpresa: algo que seu filho goste muito e que ele só vá descobrir na hora. Pode ser um show de mágica, palhaço, teatro de fantoche ou até um realejo!

- A corrida de ovo é uma das muitas brincadeiras que você pode organizar para animar a festa. Anote outras: corrida do saco, dança das cadeiras, corret-cotia, cabra-cega...

DICA!
Se tiver mais de dez crianças em casa, o ideal é contratar monitores para ajudar a organizar a brincadeira.


Mão na massa

Prepare uma oficina para os convidados. Eles se divertem e podem produzir suas próprias lembrancinhas.

- Pintura com guache: carrinhos de madeira para os meninos e porta-jóias para as meninas. Se preferir, porta-retrato para todos os convidados. E relaxe! Tinta guache sai fácil com água e não agride a pele.

- Oficina de sucata: esculturas com embalagens de papel e de plástico. Separe cola, fita crepe, tintas e material reciclável. Dê um exemplo e eles fazem o resto.

- Ateliê de argila: compre argila e corte em “fatias” usando um fio de nylon. Divida entre as crianças e coloque potes de água para eles molharem as mãos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Leve a emoção das Corridas para dentro da sua Escola!

O brasileiro tem uma grande paixão além do futebol: é o automobilismo. Desde pequenos, somos envolvidos com diversos eventos esportivos relacionados a carros e a velocidade. Fórmula 1, Fórmula Indy e Stock Car são algumas dessas categorias que tanto fascinam e divertem os brasileiros.
O automobilismo é um esporte que já está, culturalmente, enraizado em nossas gerações. Grandes ícones surgiram ao longo dos anos, como Airton Senna, uma lenda do automobilismo mundial. Mais recentemente, pilotos como Rubens Barrichello, Felipe Massa, Tony Kanaan e Hélio Castroneves se destacaram no cenário internacional, e se tornaram ídolos da maioria dos brasileiros.
Independente da cor, do credo, da idade ou da classe social, a maior parte das nossas crianças tem um grande encanto com carros e velocidade.
Destro deste tema, o Brinque-lonas tem uma excelente ferramenta pedagógica. Trata-se do jogo de corrida Autódromo. Esta atividade lúdica tem o formato de um autódromo, com casas numeradas de 1 a 100. Cada…

Quem nunca jogou Ludo na vida?

Poucas coisas na nossa vida são tão comuns quanto o Jogo de Ludo. O Ludo é um dos jogos mais populares que conhecemos. Pouquíssimos são os que não se divertiram na sua infância ou na sua fase adulta com este jogo que, apesar de simples, é muito divertido e educativo.
Algumas curiosidades sobre o Jogo de Ludo:
·Ludo é uma versão ocidental do jogo nacional da Índia, o Pachisi; ·Os pinos do jogo, originalmente, são chamados de Cavalos; ·A palavra Ludo significa “eu jogo”, originado do latim; ·Existem diversas variações do Ludo. Uma das mais conhecidas é o Ludo Real, que possui algumas casas Reais (representadas por uma Coroa) e as casas Vingança;
O Brinque-lonas possui duas versões do Jogo de Ludo, a versão GIGANTE, no tamanho de 0,90m x 0,90m e que vem numa embalagem com duas unidades, e a versão MEGA-GIGANTE, no tamanho de 3,10m x 3,10m que vem com acessórios como cones, coletes e dado gigante.

20 de Novembro - Dia da Consciência Negra - Baixe o poster para colorir!

Dia 20 de novembro é o dia da Consciência Negra.

Esta data foi definida pela lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que incluiu o dia 20 de novembro no calendário escolar, data em que comemoramos o Dia Nacional da Consciência Negra. A mesma lei também tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. 


Com a implementação dessa lei, o governo brasileiro espera colaborar para o resgate da contribuição dos povos negros nas áreas social, econômica e política ao longo da história do país.