Pular para o conteúdo principal


Os jogos de tabuleiro sempre estiveram presentes na infância. Nossos avós jogavam com nossos pais, que jogaram conosco e agora jogamos com nossos filhos e netos. Dos modelos mais simples como jogo da velha rabiscado no chão aos dias de hoje com tablets, celulares e equipamentos eletrônicos.

Estas brincadeiras clássicas desenvolvem o raciocínio lógico, memória, concentração a estratégia, promove o contato com outras crianças, a comunicação entre os participantes,   além de estimular a criatividade e a competitividade de maneira controlada.

Os Jogos estimulam a consciência de respeito e justiça, pois existe a necessidade de obedecer as regras e limites do adversário, bem como no “saber ganhar e no saber perder”, compreendendo que esta prática é inerente ao jogo, e que aquele que ganha, não é necessariamente melhor do que aquele que perde.

Hoje com toda a tecnologia disponível acabamos por buscar jogos de entretenimento que nos isolam, o que acaba por diminuir toda a potencialidade e diversão proposta pelo conceito de jogar, diminuindo o prazer e o benefício da atividade. É hora de reverter isso, pois a ciência confirma os benefícios dos jogos. 
Agora, que tal redescobrir o prazer de se reunir em volta de um bom jogo de tabuleiro, com a família ou com os amigos?


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

20 de Novembro - Dia da Consciência Negra - Baixe o poster para colorir!

Dia 20 de novembro é o dia da Consciência Negra.

Esta data foi definida pela lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que incluiu o dia 20 de novembro no calendário escolar, data em que comemoramos o Dia Nacional da Consciência Negra. A mesma lei também tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. 


Com a implementação dessa lei, o governo brasileiro espera colaborar para o resgate da contribuição dos povos negros nas áreas social, econômica e política ao longo da história do país.



Quem nunca jogou Ludo na vida?

Poucas coisas na nossa vida são tão comuns quanto o Jogo de Ludo. O Ludo é um dos jogos mais populares que conhecemos. Pouquíssimos são os que não se divertiram na sua infância ou na sua fase adulta com este jogo que, apesar de simples, é muito divertido e educativo.
Algumas curiosidades sobre o Jogo de Ludo:
·Ludo é uma versão ocidental do jogo nacional da Índia, o Pachisi; ·Os pinos do jogo, originalmente, são chamados de Cavalos; ·A palavra Ludo significa “eu jogo”, originado do latim; ·Existem diversas variações do Ludo. Uma das mais conhecidas é o Ludo Real, que possui algumas casas Reais (representadas por uma Coroa) e as casas Vingança;
O Brinque-lonas possui duas versões do Jogo de Ludo, a versão GIGANTE, no tamanho de 0,90m x 0,90m e que vem numa embalagem com duas unidades, e a versão MEGA-GIGANTE, no tamanho de 3,10m x 3,10m que vem com acessórios como cones, coletes e dado gigante.

Brinque-lonas Volta ao Mundo em 80 Jogadas

Já pensou em um jogo onde as crianças pudessem dar a volta ao redor do mundo sem saírem da sala de aula?
E durante este jogo elas pudessem aprender sobre os continentes, pólos, pontos cardeais, características de cada região e muito mais?
Este jogo existe, e é o Brinque-lonas Volta ao Mundo em 80 Jogadas.
O jogo Volta ao Mundo foi desenvolvido para ser uma brincadeira educativa e divertida dentro da sala de aula. É uma ótima ferramenta para o Educador, pois ajuda a criança a criar um senso de localização dentro do mapa-múndi, conseguindo diferenciar as regiões no nosso planeta.