Pular para o conteúdo principal


Os jogos de tabuleiro sempre estiveram presentes na infância. Nossos avós jogavam com nossos pais, que jogaram conosco e agora jogamos com nossos filhos e netos. Dos modelos mais simples como jogo da velha rabiscado no chão aos dias de hoje com tablets, celulares e equipamentos eletrônicos.

Estas brincadeiras clássicas desenvolvem o raciocínio lógico, memória, concentração a estratégia, promove o contato com outras crianças, a comunicação entre os participantes,   além de estimular a criatividade e a competitividade de maneira controlada.

Os Jogos estimulam a consciência de respeito e justiça, pois existe a necessidade de obedecer as regras e limites do adversário, bem como no “saber ganhar e no saber perder”, compreendendo que esta prática é inerente ao jogo, e que aquele que ganha, não é necessariamente melhor do que aquele que perde.

Hoje com toda a tecnologia disponível acabamos por buscar jogos de entretenimento que nos isolam, o que acaba por diminuir toda a potencialidade e diversão proposta pelo conceito de jogar, diminuindo o prazer e o benefício da atividade. É hora de reverter isso, pois a ciência confirma os benefícios dos jogos. 
Agora, que tal redescobrir o prazer de se reunir em volta de um bom jogo de tabuleiro, com a família ou com os amigos?


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Leve a emoção das Corridas para dentro da sua Escola!

O brasileiro tem uma grande paixão além do futebol: é o automobilismo. Desde pequenos, somos envolvidos com diversos eventos esportivos relacionados a carros e a velocidade. Fórmula 1, Fórmula Indy e Stock Car são algumas dessas categorias que tanto fascinam e divertem os brasileiros.
O automobilismo é um esporte que já está, culturalmente, enraizado em nossas gerações. Grandes ícones surgiram ao longo dos anos, como Airton Senna, uma lenda do automobilismo mundial. Mais recentemente, pilotos como Rubens Barrichello, Felipe Massa, Tony Kanaan e Hélio Castroneves se destacaram no cenário internacional, e se tornaram ídolos da maioria dos brasileiros.
Independente da cor, do credo, da idade ou da classe social, a maior parte das nossas crianças tem um grande encanto com carros e velocidade.
Destro deste tema, o Brinque-lonas tem uma excelente ferramenta pedagógica. Trata-se do jogo de corrida Autódromo. Esta atividade lúdica tem o formato de um autódromo, com casas numeradas de 1 a 100. Cada…

Quem nunca jogou Ludo na vida?

Poucas coisas na nossa vida são tão comuns quanto o Jogo de Ludo. O Ludo é um dos jogos mais populares que conhecemos. Pouquíssimos são os que não se divertiram na sua infância ou na sua fase adulta com este jogo que, apesar de simples, é muito divertido e educativo.
Algumas curiosidades sobre o Jogo de Ludo:
·Ludo é uma versão ocidental do jogo nacional da Índia, o Pachisi; ·Os pinos do jogo, originalmente, são chamados de Cavalos; ·A palavra Ludo significa “eu jogo”, originado do latim; ·Existem diversas variações do Ludo. Uma das mais conhecidas é o Ludo Real, que possui algumas casas Reais (representadas por uma Coroa) e as casas Vingança;
O Brinque-lonas possui duas versões do Jogo de Ludo, a versão GIGANTE, no tamanho de 0,90m x 0,90m e que vem numa embalagem com duas unidades, e a versão MEGA-GIGANTE, no tamanho de 3,10m x 3,10m que vem com acessórios como cones, coletes e dado gigante.

20 de Novembro - Dia da Consciência Negra - Baixe o poster para colorir!

Dia 20 de novembro é o dia da Consciência Negra.

Esta data foi definida pela lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que incluiu o dia 20 de novembro no calendário escolar, data em que comemoramos o Dia Nacional da Consciência Negra. A mesma lei também tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. 


Com a implementação dessa lei, o governo brasileiro espera colaborar para o resgate da contribuição dos povos negros nas áreas social, econômica e política ao longo da história do país.