Pular para o conteúdo principal

142º Aniversário de Maria Montessori

Homenagem do Google ao 142º Aniversário de Maria Montessori:

Maria Montessori conhecida pelo método educativo que desenvolveu.

Chamada de Dottoressa, filha de Alessandro Montessori, um oficial do Ministério das Finanças, e Renilde Stoppani, nasceu no dia 31 de agosto de 1870 em Chiaravalle, Província de Ancona, Itália.

Desde muito jovem, manifestou interesse pelas matérias científicas, principalmente matemática e biologia, resultando em conflito com seus pais, que possuíam o desejo que ela seguisse a carreira de professora.

Indo contra as expectativas familiares, inscreveu-se na Faculdade de Medicina da Universidade de Roma, escolha que a levou a ser, em 1896, a primeira mulher a formar-se em medicina na Itália. Após sua formatura, iniciou um trabalho com crianças com necessidades especiais na clínica da universidade, vindo posteriormente dedicar-se a experimentar em crianças, sem comprometimento algum, os procedimentos usados na educação dos que tinham comprometimento. Observou, também, crianças que brincavam nas ruas e criou um espaço educacional para estas crianças - a Casa dei Bambini.

Responsável também pela criação do método montessori de aprendizagem, composto especialmente por um material de apoio em que a própria criança (ou utilizador) observa se faz as conexões corretas.

Maria Montessori foi homenageada pelo Google com um Doodle, no dia 31 de agosto de 2012, data em que completaria 142 anos.

142º Aniversário de Maria Montessori

www.google.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

20 de Novembro - Dia da Consciência Negra - Baixe o poster para colorir!

Dia 20 de novembro é o dia da Consciência Negra. Esta data foi definida pela lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que incluiu o dia 20 de novembro no calendário escolar, data em que comemoramos o Dia Nacional da Consciência Negra. A mesma lei também tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira.  Com a implementação dessa lei, o governo brasileiro espera colaborar para o resgate da contribuição dos povos negros nas áreas social, econômica e política ao longo da história do país.

Desenhos para Colorir

Todos os animais do Brinque-lonas Arca de Noé estão disponíveis para dowload, em desenhos para colorir. Os arquivos estão em formato PDF e você pode imprimir na sua impressora. Divirta-se com desenhos super animados. Brinque-lonas Arca de Noé - Animais de A a Z Brinque-lonas Arca de Noé - Arca com Animais Brinque-lonas Arca de Noé - Logo com Animais  Brinque-lonas Arca de Noé - Noé soltando a Pombinha

Brinque-lonas Volta ao Mundo em 80 Jogadas

Já pensou em um jogo onde as crianças pudessem dar a volta ao redor do mundo sem saírem da sala de aula? E durante este jogo elas pudessem aprender sobre os continentes, pólos, pontos cardeais, características de cada região e muito mais? Este jogo existe, e é o Brinque-lonas Volta ao Mundo em 80 Jogadas. O jogo Volta ao Mundo foi desenvolvido para ser uma brincadeira educativa e divertida dentro da sala de aula. É uma ótima ferramenta para o Educador, pois ajuda a criança a criar um senso de localização dentro do mapa-múndi, conseguindo diferenciar as regiões no nosso planeta.