Pular para o conteúdo principal

142º Aniversário de Maria Montessori

Homenagem do Google ao 142º Aniversário de Maria Montessori:

Maria Montessori conhecida pelo método educativo que desenvolveu.

Chamada de Dottoressa, filha de Alessandro Montessori, um oficial do Ministério das Finanças, e Renilde Stoppani, nasceu no dia 31 de agosto de 1870 em Chiaravalle, Província de Ancona, Itália.

Desde muito jovem, manifestou interesse pelas matérias científicas, principalmente matemática e biologia, resultando em conflito com seus pais, que possuíam o desejo que ela seguisse a carreira de professora.

Indo contra as expectativas familiares, inscreveu-se na Faculdade de Medicina da Universidade de Roma, escolha que a levou a ser, em 1896, a primeira mulher a formar-se em medicina na Itália. Após sua formatura, iniciou um trabalho com crianças com necessidades especiais na clínica da universidade, vindo posteriormente dedicar-se a experimentar em crianças, sem comprometimento algum, os procedimentos usados na educação dos que tinham comprometimento. Observou, também, crianças que brincavam nas ruas e criou um espaço educacional para estas crianças - a Casa dei Bambini.

Responsável também pela criação do método montessori de aprendizagem, composto especialmente por um material de apoio em que a própria criança (ou utilizador) observa se faz as conexões corretas.

Maria Montessori foi homenageada pelo Google com um Doodle, no dia 31 de agosto de 2012, data em que completaria 142 anos.

142º Aniversário de Maria Montessori

www.google.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

20 de Novembro - Dia da Consciência Negra - Baixe o poster para colorir!

Dia 20 de novembro é o dia da Consciência Negra.

Esta data foi definida pela lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que incluiu o dia 20 de novembro no calendário escolar, data em que comemoramos o Dia Nacional da Consciência Negra. A mesma lei também tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. 


Com a implementação dessa lei, o governo brasileiro espera colaborar para o resgate da contribuição dos povos negros nas áreas social, econômica e política ao longo da história do país.



Quem nunca jogou Ludo na vida?

Poucas coisas na nossa vida são tão comuns quanto o Jogo de Ludo. O Ludo é um dos jogos mais populares que conhecemos. Pouquíssimos são os que não se divertiram na sua infância ou na sua fase adulta com este jogo que, apesar de simples, é muito divertido e educativo.
Algumas curiosidades sobre o Jogo de Ludo:
·Ludo é uma versão ocidental do jogo nacional da Índia, o Pachisi; ·Os pinos do jogo, originalmente, são chamados de Cavalos; ·A palavra Ludo significa “eu jogo”, originado do latim; ·Existem diversas variações do Ludo. Uma das mais conhecidas é o Ludo Real, que possui algumas casas Reais (representadas por uma Coroa) e as casas Vingança;
O Brinque-lonas possui duas versões do Jogo de Ludo, a versão GIGANTE, no tamanho de 0,90m x 0,90m e que vem numa embalagem com duas unidades, e a versão MEGA-GIGANTE, no tamanho de 3,10m x 3,10m que vem com acessórios como cones, coletes e dado gigante.

Realidade Aumentada e Educação.

As crianças e adolescentes de hoje buscam estímulos diferenciados por conta própria e quase por necessidade. Curiosidade, interesse e a própria vivência cotidiana com a tecnologia fazem desta uma ferramenta perfeita para a aprendizagem e fixação de conteúdo, se bem usada. Neste ensejo, novos recursos tecnológicos, como por exemplo a recente repercussão da Realidade Aumentada, que se tornou muito conhecida com o jogo Pokemon Go, ganha também status de Ferramenta Educacional,  já que pode proporcionar uma interação tecnológica assistida pelo educador, evitando o isolamento de estar fixo a uma só tela. Coloca o aluno como peça principal dentro do contexto apresentado, trazendo experiências realísticas que melhoraram a fixação dos conteúdos apresentados em sala de aula, oferece  integração e comunicação entre os alunos e leva todos a interagirem com objetos e cenários tridimensionais.
A Realidade Aumentada traz para dentro da sala de aula o uso de Smartphon…